Eu Linko!

Eu Linko

7 de maio de 2010

Criar vidro no Blender 2.50 Alpha

Criar vidro no Blender 2.50 Alpha


Olá, hoje aprenderemos como configurar material de vidro no Blender 2.5 alpha 2. Primeiramente precisamos de um objeto pra inserir o material, o que usei foi esta taça:


Taça
Se quiser, podes fazer o download da taça aqui.
Agora, vamos dar um material a nossa taça; na aba “Materials”, clique em “New”:



Criado o material, vamos torná-lo transparente: ative a aba “Transparency” e selecione “Raytrace”. Mude, então, o “Alpha” pra 0:



Veja que nosso material já está transparente; porém, ainda faltam algumas configurações pra fazer nosso vidro ficar mais realista: Mude o campo “IOR” pra 1.52, o “Fresnel” para 5.00 e o “depht” para 7:



Feito isso, nossa transparência está pronta! Porém, nosso vidro também deve refletir, não? Então, vamos ativar o campo “Mirror”:



Vamos configurar nossa reflexão: Mude “Reflectivity” pra 0.5 e “Fresnel” para 3.0:



Tudo pronto? Caalma, já está quase… Só vamos melhorar as sombras de nossas taças! Mude no campo “Specular” o valor de “Intensity” pra 0.33 e o “Hardness” pra 475:



Agora sim acabamos! Nosso vidro fica assim:



Note que adicionei um plano com material de madeira, tripliquei minha taça e inseri uma lâmpada spot com “Buffer shadow” ativado, “Soft” e”Samples” em 8 e “Bias” em 3. Caso tenha alguma dificuldade, ou quer baixar o arquivo .blend para estudos, clique aqui!

2 comentários:

Very good! muiinntio tanks! hehehehe
show!

me ajudou muito no meu trabalho
do curso

Enviar um comentário